sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Peso Chileno (CLP)


O peso chileno é a moeda corrente oficial do Chile (lógico). Seu símbolo é CLP.

A moeda está tomando lugar de destaque na América do Sul, devido ao fato do país possuir hoje o maior índice de desenvolvimento social da América Latina.

Como o valor do peso chileno é ínfimo para cotação, vamos inverter nosso raciocínio, ao invés de 0,00... centavos de real x 1 peso, vamos pensar, 1 real x "tantos" pesos.

Bem, compramos nosso primeiro lote a 3.400 metros de altitude, em plena  Cordilheira dos Andes, na divisa entre a Argentina e o Chile. Sabíamos que era mais caro, mas precisávamos para o táxi, não sabíamos se lá era como a Argentina que aceita várias moedas.

Na casa de câmbio da fronteira pagamos 1 x 240 (R$ 1,00 por CLP 240), uma cotação horrível já que tínhamos visto na internet de até CLP 285, mas... Compramos R$ 50,00, ou CLP 12.000.

Em Santiago encontramos uma rua, chamada Agustinas, com cerca de 10 casas de câmbio, bom lugar pra pesquisar. E o melhor preço que conseguimos foi de 1 x 262, na casa CATA, do mesmo dono de uma empresa de ônibus.

Ah, e o Chile não é como a Argentina, que aceita toda e qualquer moeda. O táxi era no peso chileno mesmo, alguns locais aceitavam o peso argentino e o real, raros. Pelo menos o hotel aceitava peso chileno ou dólar, pagamos em dólar e economizamos uma graninha.

Então já sabe, no Chile é melhor andar com peso chileno e dólar.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário